Perguntas Freqüentes

voltar

1) O que é ESCLEROTERAPIA?

Escleroterapia é um tipo de tratamento que consiste na administração (injeção) de medicamentos dentro de pequenas veias (varicoses, microvarizes ou pequenas varizes). O medicamento age quimicamente, promovendo uma obliteração das varicosidades.

2) Como é realizada a aplicação de ESCLEROTERAPIA ?

A aplicação ou sessão é realizada na própria clínica, de forma ambulatorial, utilizando-se material estéril e descartável. A medicação pode  líquida ou  espuma.

3) Que tipo de varizes podem ser tratadas?

A escleroterapia poder ser aplicada a varizes de pequeno tamanho, veias reticulares e varicosidades. Eventualmente, em situações especiais,  pode ser realizada técnica de ESPUMA DENSA para obliterar veias de maior calibre. substituindo a cirurgia.

4) Quais os resultados que podem ser obtidos?

A escleroterapia é um tratamento. Como todo tratamento, necessita da adesão do(a) paciente. Por exemplo: uma pessoa que tem uma quantidade moderada (média) de varicoses, pode obter um resultado bom após realizar 3 sessões , ou um resultado muito bom, após 5 ou mais sessões. A obtenção de bons resultados depende: do adequado diagnóstico, da técnica e medicação escolhidas, do tipo de pele da paciente, da resposta individual (cada pessoa reage de uma forma). Após a obtenção dos resultados almejados, é esperado que o aspecto de melhora persista por um período indeterminado, o qual pode variar  meses, ou até anos. Geralmente, devido as influencias genéticas, hormonais e ambientais, há uma tendência de surgirem novas varicosidades. Assim, como todo o tratamento requer, à medida que o tempo passa, pode haver a necessidade de tratamentos complementares ou de manutenção.

5) Quais outros métodos podem ser utilizados?

A escleroterapia é um método de tratamento químico, ou seja, utiliza um medicamento que oblitera (“seca”) as varicosidades. Recentemente, o LASER  TRANSDÉRMICO, que é um método físico, passou a ser  utilizado pelas mais renomadas clínicas de flebologia do Brasil. O LASER é um método mais caro, mas que utiliza uma tecnologia específica para vasos sanguíneos chamado de LASER  Nd YAG LONG PULSE , cujas aplicações são realizadas com analgesia de JATOS DE AR GELADO (CRIO ANALGESIA).

6) Que medicamentos são utilizados?

A escleroterapia pode utilizar alguns diferentes tipos de medicamentos, onde estão incluídos: GLICOSE , OLEATO DE MONOETANOLAMINA e POLIDOCANOL.

7) Como é o método de escleroterapia com  “espuma”?

A espuma  é  um método que  utiliza os medicamentos acima citados, mas transformados em  espuma.Tem maior difusão dentro das ramificações das varicosidades. Dependendo da concentração e viscosidade da espuma, pode ser opção para varicoses, veias intermediárias e até varizes maiores.

8) As aplicações de LASER são dolorosas?

A dor ao realizar as aplicações do LASER TRANSDÉRMICO é minimizada pela utilização de uma tecnologia chamada AR GELADO (na CÍNICA ADOLFO LARA o equipamento chama-se SIBÉRIA) – e por isso ficou conhecida por aplicações de CRIOLASER.

9) Quem não deve realizar a escleroterapia?

Gestantes: informe com certeza não estar grávida. – Isquemia das pernas (seu médico irá examiná-lo/la). – Diabetes descompensado. – Alergia ou atopia importante (asma, reações alérgicas freqüentes, alergia ao sol e a produtos cosméticos).

10) Quais as recomendações para antes das sessões de esclerotarepia ou laser?

Nunca comparecer para a sessão tendo utilizado cremes, óleos e hidratantes (mesmo na véspera). Caso faça uso destes produtos rotineiramente, suspenda o uso e tome banho nas horas que antecedam a aplicação. Apresente-se com a pele seca.

Não ter se exposto ao sol nos últimos 15 dias e não se expor  ao sol nas semanas seguintes, para evitar o estímulo de melanina e pigmentações (manchas).

Ir ao topo

Copyright © 2016 - Todos direito reservados.